Publicado em: qua, maio 30th, 2012

Colômbia eleva nível de alerta por possibilidade de erupção de vulcão

29/05/2012

Milhares de pessoas receberam máscaras nas cidades próximas ao vulcão Nevado del Ruiz (centro-oeste da Colômbia), que na madrugada desta terça-feira começou a emitir cinzas, obrigando as autoridades a restringir as operações aéreas e a declarar o alerta laranja na região.

“Nesta madrugada foram registrados vários tremores na zona vulcânica, dos quais não sabemos a intensidade. Por isso, o nível de alerta foi elevado de amarelo para laranja”, informou à AFP um porta-voz da Unidade Nacional de Gestão de Risco.

O nível amarelo significa apenas instabilidade, enquanto o laranja significa que “é provável que se haja uma erupção após alguns dias ou semanas”, detalhou a instituição em um comunicado.

A atividade sísmica gerou uma emissão de cinzas que, com a força do vento, alcançaram os centros urbanos de Caldas, Risaralda e Valle, no centro-oeste do país.

Os aeroportos das cidades de Manizales, Pereira, Armenia e Cartago suspenderam suas atividades temporariamente pela presença das cinzas, indicou a assessoria de imprensa da Aeronáutica Civil à AFP.

Nessas cidades, máscaras foram distribuídas para a população, principalmente nas escolas.

A Gestão de Risco explicou que, até o momento, não houve necessidade de evacuar a população da região no entorno, embora “tenha advertido aqueles que vivem às margens dos rios que descem do vulcão para que tenham especial cuidado com a mudança do nível da água”.

É a segunda vez que as autoridades declaram o nível de alerta laranja para o Nevado del Ruiz nos últimos dois meses.

Em 13 de novembro de 1985, esse vulcão entrou em erupção e gerou um degelo da cratera Arenas, o que provocou a elevação do nível do rio Gualí. O transbordamento arrasou a cidade de Armero (Tolima), provocando a morte de cerca de 20 mil de seus 29 mil habitantes.

A avalanche causou a morte de outras 3.000 pessoas de povoados vizinhos.


Mensagem Publicada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print