Publicado em: qua, abr 11th, 2012

OUTRO TERREMOTO, AGORA DE 8.2 – COM TSUNAMI

Nota: Foram mais de 27 terremotos, maiores ou iguais a 5, em menos de 12 horas.

Fonte: vídeo – BBC – Brasil
______________________________________________________

Após formação de tsunami, novo forte tremor atinge costa de Sumatra
Terremoto de magnitude 8,2 ocorreu duas horas após abalo de 8,6.
Tsunami se dirige para costa da Indonésia, mas não é grande, dizem EUA.

Um novo forte terremoto de magnitude 8,2 atingiu nesta quarta-feira (11) a costa da ilha de Sumatra, na Indonésia, cerca de duas horas depois de um primeiro tremor de 8,6 ter atingido a mesma região e provocado pânico nos moradores das zonas costeiras.

O tremor secundário foi localizado a 16 quilômetros de profundidade, considerado raso, segundo o Serviço Geológico dos EUA, que monitora tremores, e às 16h43 locais (7h43 de Brasília).

Após o segundo tremor, as autoridades indonésias emitiram um alerta de tsunami (possibilidade de formação de ondas gigantes com potencial destrutivo quando chegam ao litoral) que vale por pelo menos duas horas.

O primeiro tremor gerou um tsunami de 17 centímetros no Oceano Índico. A onda está se dirigindo para a província indonésia de Banda Aceh, segundo o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, dos EUA.

Victor Sardina, geofísico da agência americana baseada no Havaí, disse que não há previsão para a chegada da onda na costa.

“Não parece um tsunami grande”, disse. “Mas nós ainda não estamos monitorando, pois os tsunamis vêm em ondas.”

Pouco antes, o presidente da Indonésia havia afirmado que não houve relatos de vítimas ou danos.

O primeiro tremor levou o Centro Americano de Vigilância de Tsunamis no Pacífico decretou o estado de alerta para todo o Oceano Índico.

Alertas locais de formação de ondas gigantes foram dados em pelo menos cinco países, como Índia e Indonésia.

primeiro abalo ocorreu às 8h38 GMT (5h38 de Brasília), a 22,9 km de profundidade e 434 km a sudoeste da cidade de Banda Aceh.

Retirada de moradores
O primeiro tremor foi sentido por cerca de 5 minutos, explicou um jornalista da France Presse em Banda Aceh.

O primeiro abalo levou a agência de prevenção de desastres da Tailândia a dar alerta de tsunami e mandou que moradores de seis províncias costeiras fossem para locais mais altos. O aeroporto da ilha de Phuket foi fechado por precaução.

A agência de desastres da Indonésia afirmou que a eletricidade foi cortada em Aceh e que as pessoas estavam se reunindo em terrenos elevados em meio a sirenes de alerta de perigo.

“A eletricidade foi cortada, há engarrafamentos para acesso a terrenos elevados. Sirenes estão tocando em todos os lugares”, disse um porta-voz da agência.

A Índia chegou a lançar um alerta de tsunami para as ilhas Andaman e Nicobar. O Sri Lanka também lançou um alerta para toda a ilha.

Fonte: G1

http://www.apolo11.com/terremotos.php


Mensagem Publicada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print