Publicado em: qua, mar 28th, 2012

Uturuncu: O Despertar de um SUPERVULCÃO na Bolívia?

Medições mostram que a montanha vem crescendo, o que sugere que o vulcão, cuja última erupção ocorreu há mais de 300 mil anos está inflando gradualmente – Foto: The New York Times

Nota: No dia 21 de fevereiro de 2012, o Terra Notícias publicou a seguinte matéria: Cientistas: Novo supervulcão pode se desenvolver na Bolívia, e hoje (28-03-2012), foi publicado uma notícia similar no site Volcano Discovery (trecho abaixo).
Está cedo para tirar qualquer conclusões, mas o interessante é o fato de vários vulcões estarem se manifestando em tão pouco tempo.

Uturuncu: O Despertar de um SUPERVULCÃO na Bolívia?

De acordo cientistas que trabalham com o geólogo Dr. Shan de Silva da Universidade de Oregon, o solo sob o vulcão está inflando, o que pode estar enchendo a “câmara” de magma.
Junto com milhares de micro-tremores, isso poderia indicar uma futura erupção.
A última erupção deste vulcão foi aproximadamente 270.000 anos atrás.

O estudo revelou que existem em média 2,6 terremotos por hora, com um máximo de 14 por hora, registrado em cerca de 4 km de profundidade abaixo do centro da elevação, a 4 km ao sudoeste da cúpula do vulcão.
Em seu artigo, Sparks e colaboradores ( 2008) escreve: “A agitação atual, juntamente com anomalias geofísicas e 270 ka de dormência, indicam que o sistema magmático está em um período prolongado de intrusão. Tais circunstâncias podem levar a erupção de grandes volumes de magma com potencial para a formação da caldeira.
Caso este super-vulcão, entre de fato em erupção, pode liberar dezenas de milhares de quilômetros cúbicos de magma, o que teria efeitos catastróficos.
No entanto, tal cenário deve ser tomado com cautela.

Leia a notícia na íntegra (Inglês):
http://www.volcanodiscovery.com/uturuncu/supervolcano.html

Veja também: Atividade Vulcânica intensa em março/2012


Mensagem Publicada no site: www.segundo-sol.com

Comente com o facebook



Mais abaixo comente sem ter conta no facebook

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Licença Creative Commons
O trabalho Segundo Sol está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual 4.0 Internacional.
A cópia é estimulada desde que seja citada a fonte.

Este blog tem finalidades exclusivamente informativas e exprime as opiniões pessoais e subjetivas do autor.
Este blog não garante a exatidão do conteúdo fornecido nem pode ser considerado responsável por eventuais erros ou inexatidões das informações presentes no blog ou nos links externos. Este blog não é responsável pelos conteúdos inseridos por parte dos internautas na seção "Comentários".
Se em alguma publicação, direitos de autor ou de terceiros forem violados, por favor, contactar com o blog para podermos remover o conteúdo, escrever para: contato@segundo-sol.com informando o link. O conteúdo será prontamente removido.

Liberdade de Expressão
É importante esclarecer que este blog, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal ...
veja mais aqui

Print