Publicações atualizadas em nossa página do FACEBOOK




Publicações do nosso blog

quinta-feira, 22 de março de 2012

Seca extrema e fome põem África Ocidental à beira da catástrofe

A organização humanitária Oxfam alerta para a necessidade de uma acção imediata na região africana de Sahel – uma grande faixa de terra que se estende do Senegal até à Eritreia, numa espécie de corredor que separa o deserto do Saara e as terras mais férteis do sul, ligando o Atlântico ao Mar Vermelho – devido à seca extrema e à fome.


A Oxfam diz que a situação no terreno é já um desastre humanitário que põe em risco a vida de cerca de 13 milhões de pessoas.

Pedindo ajuda à comunidade internacional, a Oxfam pretende agora reunir 36 milhões de dólares para tentar ajudar pelo menos um milhão de seres humanos, entre aqueles que estão já mais vulneráveis à seca e à fome.

A Oxfam indicou ainda que a fome está a atingir países como o Chade, Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Níger e Senegal (norte). Nestes países as taxas de malnutrição cifram-se entre os 10 e os 15% e, em algumas áreas, essa percentagem subiu para lá dos 15% – além do limiar do nível de emergência.

No total, mais de um milhão de crianças da região de Sahel estão em risco de sofrerem de malnutrição.

A Oxfam explica ainda que a seca, os altos preços da comida, a pobreza e os conflitos regionais são os grandes responsáveis por esta crise humanitária.

“Todos os indícios apontam para que a seca se transforme numa catástrofe se não nada for feito em breve. O mundo não pode permitir que isto aconteça. É preciso um esforço concertado para evitar que centenas de milhares de pessoas morram devido à complacência internacional”, disse Mamadou Biteye, director regional da Oxfam para a África Ocidental.

Mamadou Biteye frisou ainda que a comunidade internacional terá de ser rápida a responder a esta catástrofe iminente a fim de se evitar mortes desnecessárias como as que aconteceram durante o ano passado, quando milhares de pessoas morreram de fome na costa leste de África.


EmoticonEmoticon