Gigantesco Tornado Registrado no Sol é 5 Vezes Maior Que a Terra

sexta-feira, 30 de março de 2012

Cientistas capturam 'pela primeira vez' tornados na superfície solar

O vídeo foi apresentado em um encontro nacional de astronomia em Manchester.

"Está é provavelmente a primeira vez que um tornado solar tão grande é filmado", afirma o astrônomo Xing Li, do Instituto de Matemática e Física da universidade. "Outros tornados menores já haviam sido detectados por satélites SOHO, mas eles não haviam sido filmados."

Os tornados solares foram observados no dia 25 de setembro de 2011. Eles foram descobertos com um equipamento que havia sido lançado no espaço em fevereiro de 2010.


O objetivo do satélite é coletar dados que ajudem os cientistas a entender como variações nos padrões do Sol podem afetar o resto do espaço.

O telescópio viu gases superaquecidos - com temperaturas entre 47.250 e 2 milhões de graus Celsius - circulando em distâncias de cerca de 200 mil quilômetros por pelo períodos de pelo menos três horas.

A velocidade dos gases pode atingir até 300 mil quilômetros por hora. Na Terra, os tornados de ar chegam a 150 quilômetros por hora, no máximo.

As tempestades solares têm efeitos na Terra. Durante o fenômeno, eles podem provocar interrupções no serviço de alguns satélites e em redes de eletricidade.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/bbc/...

Vejam também este vídeo disponibilizado no youtube, referente esta mesma nóticia, Canal VideoFromSpace


Matéria enviada por Andrea http://portaldosanjos.ning.com/

Fonte: Gigantesco Tornado Registrado no Sol é 5 Vezes Maior Que a Terra
http://cienctec.com.br/wordpress/index.php/gigantesco...

Gostou? Clique abaixo e envie esta mensagem para o facebook, twitter, ou Google+
Agradecemos a divulgação!

Os comentários desse site estão fechados.
Como não temos o objetivo de tentar convencer ninguém (cada um chegou nesse espaço por livre e espontânea vontade), continuaremos atualizando e o disponibilizando, apenas por caráter informativo.
Em relação às publicações: que cada um tire suas próprias conclusões.
Embora hoje a ciência negue, ela já estudou por vários anos o Planeta X (Segundo Sol) e temos uma seção no site, com várias publicações a respeito.
Existem testemunhos de pessoas que afirmam que viram e registraram o Segundo Sol "com os olhos da carne"; e até mesmo os Profetas já previram a existência desse astro (cito Nostradamus como exemplo).
Não podemos criar regra nem parâmetro para nada, pois é a mesma coisa que tentarmos conhecer o desconhecido com o conhecido, tentarmos conhecer o ilimitado com o limitado. Usar nossas referências não ajudam em nada. Vale a pena deixar uma possibilidade em aberto!

Obs. Conseguimos fazer uma configuração, para manter no ar os comentários já publicados (anteriores a 14/09/2012), até mesmo por respeito às pessoas que já comentaram. Publicações posteriores a essa data, por padrão, está configurada para não receber comentários.