Publicações atualizadas em nossa página do FACEBOOK




Publicações do nosso blog

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Possível erupção vulcânica a 2.000 metros de profundidade em El Hierro nas Ilhas Canárias

Nota André: El Hierro é uma ilha "pequenininha" das ilhas mais ocidentais do Arquipélogo, ou seja, não tem nada a ver com o vulcão Cumbre Vieja localizado na Ilha La Palma, mas vale a atenção.

Investigadores do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) espanhol consideram que pode estar em curso uma erupção submarina, a 2.000 metros de profundidade, no mar de Las Calmas, na ilha canária de El Hierro.

A informação foi vinculada por fontes do CSIC, numa altura em que os investigadores da entidade estão reunidos para analisar a situação na ilha, segundo confirmou à Lusa fonte da entidade.

"Esperamos divulgar informação detalhada num comunicado em breve", explicou a fonte.

Comité especial de protecção civil reunido de emergência

O comité que coordena o plano de protecção civil de emergências por risco vulcânico está reunido para analisar a situação na ilha canária de El Hierro, depois de indicações de que pode estar em curso uma erupção submarina.

Fonte do Instituto Geológico Nacional confirmou à Lusa que se espera "uma comunicação dentro de uma hora ou duas" do comité PEVOLCA (Plano específico de proteção civil e atenção de emergências por risco vulcânico).

"Estão a analisar a situação e deverão emitir um comunicado em breve com informação e medidas a tomar", disse a fonte, confirmando que, até ao momento, o nível de alerta permanece em amarelo.

"Qualquer decisão sobre alteração do nível de alerta sairá da reunião", disse.

Este comité, que funciona desde o início do verão quando começaram a sentir-se atividades sísmicas em El Hierro está a analisar informação recolhida pelo Instituto Geológico Nacional de que poderá estar em curso uma erupção submarina a 2.000 metros, no mar de Las Calmas.

A informação está a ser analisada também por especialistas do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC).

A rádio autonómica das Canárias informou que os serviços de emergência deram instruções a todos os clubes de mergulho de El Hierro para que suspendam qualquer actividade ao largo da ilha.

Entretanto, a capitania de El Hierro emitiu uma recomendação que pede a suspensão da navegação na zona Oeste onde pode estar em curso a erupção submarina.

A ilha de el Hierro tem vivido nas últimas semanas milhares de movimentos sísmicos que especialistas indicam podem pressagiar uma erupção vulcânica e que obrigaram à evacuação de algunas zonas próximas da região de Frontera.

Desde Julho já se sentiram mais de 9.600 sismos, o mais forte dos quais, na noite de sábado passado, alcançou os 4,3 na escala de Richter.

A confirmar-se a erupção seria a primeira em Espanha desde 1971, quando ocorreu a erupção do vulcão Teneguia na ilha de La Palma, também no arquipélago das Canárias.

Fonte: http://www.dnoticias.pt/actualidade/mundo/287035-possivel-erupcao-vulcanica-a-2000-metros-de-profundidade-em-el-hierro-nas-c

Notícias similares:
http://tv2.rtp.pt/noticias/index.php?t=Erupcao-de-vulcao-em-Espanha-so-e-visivel-caso-se-abra-uma-nova-fissura.rtp&article=486947&layout=10&visual=3&tm=7
http://www.cnoticias.net/?p=45633

Imagem para facilitar a localização da Ilha El Hierro
El Hierro é uma "pequenininha" da ilhas mais ocidentais do Arquipélogo.


EmoticonEmoticon