Publicações atualizadas em nossa página do FACEBOOK




Publicações do nosso blog

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Anak Krakatau (Filho de Krakatoa) entra em erupção


Anak Krakatau, uma ilha vulcânica no Estreito de Sunda entre as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia, entrou em erupção nesta terça-feira e lançando colunas de cinzas e rochas no ar.

O aumento da atividade vulcânica e terremotos levou as autoridades a pôr em prática uma zona de exclusão de 2 km para turistas e pescadores locais.

A Vulcanologia da Indonésia e o Centro de Geologia de Mitigação de Desastres informou que cerca de 6 a 7 mil terremotos vulcânicos foram registrados diariamente durante o fim de semana e na segunda-feira. O Total de terremotos, diariamente,  geralmente não ultrapassam de 100 a 200 tremores.


Sismólogos ainda estão tentando determinar o tipo e a dimensão da erupção que está em andamento.

A erupção de Anak Krakatau (que para a Indonésia é considerado o "Filho de Krakatoa"), é a maior desde janeiro de 2011, quando foi emitida cinzas a mais de 600 m no ar, forçando a evacuação de dezenas de milhares dos habitantes locais. O vulcão também entrou em erupção em 29 de outubro de 2010 no qual as principais autoridades da Indonésia emitiram o alerta de nível 2.

A ilha explodiu também em 1883, matando cerca de 40.000 pessoas, embora algumas estimativas considerem que o número de mortos foram maiores. A explosão foi considerada o som mais alto que já se ouviu falar na história moderna; segundo relatos o som foi ouvido a aproximadamente  4.800 km a partir de seu ponto de origem. A onda de choque da explosão foi gravado em barógrafo ao redor do globo.

Fonte: http://www.irishweatheronline.com
Tradução: André - mestresascensos.com


EmoticonEmoticon