Publicações atualizadas em nossa página do FACEBOOK




Publicações do nosso blog

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Falha no sistema de Itaipu provoca falta de energia em vários estados

Já sabemos o porquê desta falta de energia (ejeção de massa coronal devido forte atividade solar), e vou ainda além, esta falta de energia vai ocorrer ainda mais.

Não foi noticiado pela televisão: entre os dias 1 a 04 de setembro (veja o vídeo abaixo) houve grande atividade solar, e ejeção de massa coronal, um dos principais fatores para ocorrer a falta de energia.
As telepatias cósmicas já nos preparava há um bom tempo sobre essas situações.


Uma falha no sistema de transmissão de Itaipu provocou o desligamento de quatro circuitos de transmissão entre a Usina de Itaipu e a subestação de Foz do Iguaçu. Com isso, as regiões Sul e Sudeste e os estados de Mato Grosso, Acre e Rondônia tiveram o Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac) acionado e houve falta de energia em vários locais, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com as Centrais Elétricas de Goiás (Celg), parte do estado também foi afetado. A Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul (Enersul) informou que cinco municípios do estado ficaram sem energia elétrica durante três minutos.

O problema provocou o desligamento da parte brasileira da Usina de Itaipu. No momento, a unidade estava gerando 5.700 Megawatts.

De acordo com informações da Assessoria de Planejamento e Comunicação do ONS, em casos assim, quando há grande perda de geração, o Erac procura restabelecer. Portanto, o que houve, foi um “corte planejado de carga”.

Segundo o ONS, o Erac corta cargas selecionadas pelas distribuidoras no montante necessário para estabelecer o equilíbrio entre geração e consumo, evitando, assim, um blecaute sem controle. O corte desta sexta-feira foi de aproximadamente 3 mil Megawatts.

A falta de energia aconteceu às 16h43 e, às 17h11, todas as distribuidoras já estavam autorizadas a fazer o religamento do sistema. De acordo com o operador, os estados afetados não chegaram a ficar completamente sem energia e o tempo necessário para o restabelecimento da energia pode variar de acordo com a distribuidora.

Perto das 18h30, o fornecimento de energia havia sido normalizado nos dez estados, segundo informações do ONS, que disse ainda que as causas da falha estão sob investigação.


Aproveito a oportunidade para mostrar a Atividade solar entre os dias 02 a 05 de setembro de 2011.
O sol está meio agitadinho, rsrs


EmoticonEmoticon