Publicações atualizadas em nossa página do FACEBOOK




Publicações do nosso blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Após 8 mil tremores em 2 meses, pessoas são retiradas de ilha atlântica El Hierro

Fonte: g1.globo.com

Sismólogo do Instituto Geográfico das Ilhas Canárias registra tremores nesta quarta (28). 
À direita, Ônibus e caminhões removem moradores de área em risco (Foto: AFP)
As autoridades locais da ilha de El Hierro, que fica no Oceano Atlântico e pertence à Espanha, retiraram 53 moradores e turistas de habitações próximas ao Pico de Malpaso nesta quarta-feira (28), devido ao risco de desprendimento de rochas.

O alerta foi levantado porque, desde 19 de julho deste ano, a ilha já sofreu mais de 8 mil pequenos sismos, o maior deles nesta terça-feira (27). O território fica localizado sobre um vulcão submarino, e sismólogos temem que os tremores indiquem a proximidade de uma erupção.

O tremor desta semana chegou à magnitude de 3,4. Os dados são do Instituto Geográfico Nacional espanhol, que tem feito medições constantes em El Hierro. A ilha tem 287 km² e faz parte das Ilhas Canárias. Os habitantes estão, desde a semana passada, em alarme de nível amarelo, o segundo de três níveis de alerta, e precisam estar preparados para uma possível erupção.

O governo espanhol deslocou seis caminhões, quatro ônibus e três outros veículos para que a Unidade Militar de Emergência retirasse e realojasse os habitantes da encosta em outra ilha do arquipélago.
"Nunca havia sentido tremores assim. Estou começando a notar, principalmente à noite. Também ouvimos um zumbido, uns ruídos profundos" afirma Herminio Barrera, mecânico de 25 anos que sempre viveu em uma encosta de El Hierro, a ilha mais ocidental das Canárias.

O último registro de erupção nas Ilhas Canárias foi em 1971 (vídeo no youtube que registrado esta erupção), do vulcão de Teneguía, na ilha de La Palma.


Ilhas Canárias ficam no Oceano Atlântico, próximas à costa do Marrocos.
El Hierro é a ilha mais ocidental do arquipélago (Foto: AFP)
Fonte: http://g1.globo.com/mundo

Imagem Complementar para compreender a localização de El Hierro nas Ilhas Canárias:

Notícia Complementar:
Canárias: erupção do vulcão El Hierro por um fio

A atividade sísmica do vulcão El Hierro, nas ilhas Canárias, aumentou significativamente nos últimos dias. Se vier a entrar em erupção, há risco de provocar um grande tsunami. Quatro mil pessoas poderão ser evacuadas nas próximas horas.

Fonte: http://aeiou.expresso.pt/canarias-erupcao-do-vulcao-el-hierro-por-um-fio-videos=f676969


EmoticonEmoticon