Publicações atualizadas em nossa página do FACEBOOK




Publicações do nosso blog

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Japão Considera Elevar de 5 para 7 o Nível de Gravidade na Usina de Fukushima

O Japão está considerando elevar de 5 para 7 o nível de gravidade da crise nuclear na usina de Fukushima Daiichi, igualando-a ao acidente de 1986 no reator de Chernobyl, informou a agência de notícias Kyodo na terça-feira (horário local).

A Kyodo informou que a Comissão de Segurança Nuclear do governo estima que a quantidade de material radioativo que vazou dos reatores de Fukushima chegou ao máximo de 10 mil terabequerels por hora em um determinado ponto por diversas horas, o que classificaria o incidente como um grande acidente, de acordo com a escala internacional de intensidade Ines.

A escala elaborada pela Agência Internacional de Energia Atômica classifica os acidentes nucleares e radiológicos de 1 a 7. O Japão já tinha classificado o acidente nos reatores operados pela Tokyo Electric Power Co (Tepco), cujos engenheiros ainda tentam estabilizar a usina, como nível 5, o mesmo estabelecido no acidente de 1979 em Three Mile Island, nos EUA.

Em 11 de março, um terremoto de magnitude 9 seguido por um tsunami danificaram os reatores do complexo nuclear Fukushima Daiichi, que desde então tem sofrido com vazamentos radioativos. Um porta-voz da Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão disse nesta terça que a classificação do acidente em Fukushima permanecia no nível 5 e que ele não tinha conhecimento de elevação do nível.

Fonte: Terra


EmoticonEmoticon